Como ter mais qualidade no desenvolvimento de software

Como aumentar a qualidade no Desenvolvimento de Software - Qualidade Garantida - Cliente Satisfeito

Qualidade no desenvolvimento de software

Como aumentar a qualidade no Desenvolvimento de Software é um desejo de vários profissionais de software.

Talvez, as soluções mais eficazes para isso estão nas iniciativas mais simples.

Mas para que simplificar se podemos complicar né!

Esse ditado popular é péssimo, mas reflete um vício que temos que deveria ser urgentemente revisto por todos nós. Muitas vezes esquecemos, ou deixamos de pensar, que a quantidade de bugs num software é proporcional à sua complexidade.

Mais qualidade no desenvolvimento de software - eBook sobre Requisitos de Software

Ou seja, quanto mais complexo um software, mais bugs terá em potencial. E o inverso naturalmente se aplica: quanto mais simples o software, menos bugs terá em potencial. Isso faz muita diferença na qualidade no desenvolvimento de software.

E quando eu falo em simplicidade, não me refiro apenas ao escopo das funcionalidades, à arquitetura ou estrutura do sistema. Falo também do método aplicado para produzi-lo, do método, da técnica, e da cultura envolvida nisso.

Como aumentar a qualidade no Desenvolvimento de Software - Software bom é software simples

E quem gosta de Bug?

Você gosta de bug? Gosta de corrigir bug, acordar de madrugada para atender telefone do plantão, com problema em produção?

Não, com certeza não.

Uma forma que acredito ser muito eficaz para aumentar a qualidade no desenvolvimento de software e diminuir o problema do bug é fazer certo da primeira vez.

No vídeo a seguir eu falo sobre isso, sobre como devemos enxergar a produção no projeto de software, focando no zelo, na excelência, na qualidade, sempre da primeira vez que produzimos algum artefato. Não tenha dúvida, que esta simples atitude, eleva exponencialmente a qualidade do produto final.

Concluindo

Parece simples, mas eu sei que não é. Aprender uma linguagem de programação, um novo paradigma de desenvolvimento ou uma nova metodologia talvez seja mais fácil.

Se você gostou do conteúdo deste post, deixe seus comentários, para ajudar outras pessoas a encontrarem este material! :)

Digo isso pois alterar o mindset do profissional de software é muito complicado, por questões que citei no vídeo.

Todavia, eu realmente acho que vale a pena mudar. Todo causa tem efeito, e se produzirmos software certo da primeira vez, com certeza nós mesmos colheremos os benefícios de uma maior qualidade no desenvolvimento de software.

E como tudo começa nos requisitos, produzir um modelo de requisito de qualidade é essencial para ter qualidade em todo projeto.

Se você quiser tornar-se um Expert em Engenharia de Requisitos e sair na frente no mercado, conheça nosso curso on-line super diferenciado, vamos abrir uma nova turma em breve.

Qualidade de Software - Curso de Engenharia de Requisitos

Grande abraço!

qualidade no desenvolvimento de software