Redes – O que é um Socket de rede

Socket

Este é um conceito bastante interessante, vastamente utilizado no mundo do software, do hardware e das redes.

Estamos falando do Socket (em inglês), ou do “soquete”, em português.

Entretanto, é um conceito bem mais abrangente, a depender do ponto de vista, pois tudo que pluga-se a qualquer coisa, pode ser considerado um socket.

Socket ou "Soquete"
Sockets ou “Soquetes”

Podemos falar que “tomadas” são soquetes, conectores de processador em placa mãe também são (soquete de CPU) etc., mas aqui falaremos rapidamente sobre o socket no contexto das redes de computadores.

No mundo das redes, um socket é o fim da linha de uma comunicação entre hosts. E este fim da linha precisar ter todos os dados que o identificam, para que seu “endereço” não seja confundido com o de outro host.

Socket - eBook de Requisitos de Software

Muitos acham que o IP é uma “chave primária – primary key” no mundo da comunicação via TCP/IP (aqui falamos de camada de rede [IP] e camada de transporte [TCP]), e não é o caso (para entender melhor os protocolos e as camadas do modelo OSI, vide o post correspondente).

A especificação do protocolo de rede e da porta são necessárias para definir o fim da linha de uma comunicação entre dois hosts.

/* Se considerássemos o MAC address poderíamos definí-lo como a primary key de uma tabela de um banco de dados, que nunca se repete. */

Concluindo

Então temos a combinação: PROTOCOLO://IP:PORTA. Algo como http://192.168.0.66:8080, onde o protocolo é o HTTP, o IP é o 192.168.0.66 e a porta é a 8080.

Basicamente, isso é um Socket de rede!

 

Socket