Ciclo de Vida de Projeto, segundo o PMBOK (os negritos são meus) é:
“Um projeto é um esforço temporário, empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Os projetos e as operações diferem, principalmente, no fato de que os projetos são temporários e exclusivos, enquanto as operações são contínuas e repetitivas.”
O objetivo de um projeto é entregar um produto ou serviço, basicamente. Em áreas como a área de produção de software, o produto do projeto (chama-se isso de entregável) não é algo produzido como o ferro derretido que sai moldado da forja, algo produzido de uma maneira facilmente previsível e relativamente simples.
Ciclo de Vida em Projetos de Software
Produzir software demanda um processo mais elaborado, o que torna o processo de produção um processo um pouco mais complexo. Demanda que uma série de atividades sejam realizadas, conforme critérios específicos previamente estabelecidos.
Estas atividades, por razões de organização e afinidade, são agrupadas em fases.
Estas fases são então sequenciadas de forma lógica, considerando uma linha do tempo (início -> fim do projeto). O sequenciamento das fases do projeto, conforme os critérios adotados para isso (critérios = métodos/processos adotados) é o que chamamos de ciclo de vida do projeto.
Ciclos de Vida Waterfall e Interativo e Incremental
Os ciclos de vida em Cascata (Waterfall) e Iterativo Incremental (como o que é aplicado no RUP ou no SCRUM) são os mais aplicados em projetos de software.
A seguir, uma ilustração de cada um dos modelos.
Há muitas formas de se estruturar o ciclo de vida de um projeto de software.
De um modo geral, na prática, o melhor método/processo será aquele que melhor se adequar ao perfil da empresa produtora.
Infelizmente, processos e métodos mais modernos, por mais que sejam teoricamente melhores, não são aplicáveis em algumas empresas com cultura mais arcaica. Por outro lado, por serem modernos algumas empresas aplicam sem ter o devido cuidado, e acabem tendo prejuízo com a iniciativa.
Para as empresas que insistem nos métodos antigos, em muitos casos pagam um preço muito alto por deixarem de inovar.
Geralmente são empresas que sofrem da chamada Miopia do Marketing.
Abraço a todos!