Gerente de Projetos e o Scrum Master

O papel do Gerente de Projetos na agilidade

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Gerente de Projetos e o Scrum Master, como fica essa transição na agilidade?

O Gerente de Projetos é um profissional presente em toda empresa que produz software (produz como atividade fim ou atividade meio).

Para se produzir software, inevitavelmente, alguém precisa gerenciar o desenvolvimento para garantir que a necessidade do negócio seja materializada em software executável, para pessoas usarem as funcionalidades.

Gerente de Projetos e o Scrum Master

Com a expansão da cultura ágil, da agilidade, como fica o Gerente de Projetos na agilidade?

O Scrum Master substitui naturalmente o Gerente de Projetos?

Scrum Master e Gerente de Projetos são a mesma coisa com nomes diferentes?

Vamos ver um pouco sobre isso nesse post, lembrando que os detalhes é que fazem a diferença! 😉

Agilidade nas empresas

A imagem abaixo é o consolidado de uma das respostas da pesquisa sobre agilidade nas empresas que fizemos com nossos leitores, ha algumas semanas.

Gerente de Projetos e o Scrum Master

Considerando o mercado, penso que o resultado ilustrado na imagem é muito aderente ao momento atual (2019/2020).




A maioria das empresas está experimentando agilidade, algumas poucas com maturidade nisso, mas a maioria já está olhando para essa nova forma de pensar.

Nesse sentido, com o novo jeito de pensar (voltado para agilidade) é natural que haja uma readequação de estruturas organizacionais, com novas posições surgindo, posições existentes sofrendo alterações etc.

Um dos profissionais que são impactados com essas mudanças é o profissional de gestão de projetos, conhecido como Gerente de Projetos, Coordenador de Projetos etc.

Principais atribuições de um Gerente de Projetos

De forma geral, podemos entender que as principais atribuições (ou atribuições mais comuns) de um Gerente de Projetos são:

  • Mapear o escopo a ser produzido
  • Realizar estimativas de recursos materiais
  • Planejar prazo, esforço, custo e pessoas
  • Mepear e gerenciar os riscos
  • Monitorar a execução do projeto
  • Comunicar o andamento do projeto
  • Remover impedimentos de equipe e de projeto
  • Garantir o alinhamento entre os profissionais envolvidos
  • Liderar os esforços das pessoas para o resultado

O Gerente de Projetos é focado na entrega (não no valor), ou seja, trabalha para garantir que a equipe de desenvolvimento entregue o que foi pedido (foca no “como”) sem se preocupar com o valor gerado com a entrega (foco no “o que”), necessariamente.

Principais atribuições de um Scrum Master

De forma geral, podemos entender que as principais atribuições (ou atribuições mais comuns) de um Scrum Master são:

  • Ser o guardião do processo de produção
  • Garantir a execução do processo
  • Fazer liderança servidora à equipe
  • Facilitar a execução do processo focando na cadência
  • Monitorar o desenvolvimento e dar transparência da produção
  • Ser coach do Product Owner e equipe de desenvolvimento
  • Remover impedimentos de equipe
O Scrum Master não gerencia como um Gerente de Projetos. Ele é um Lider Servidor, Coach de Processo e Pessoas. 😉

O Scrum Master é o responsável pelo processo e algo como “co-responsável” pelas pessoas.




Não é o responsável pelo produto (atribuição do Product Owner) e não faz gestão da entrega, devendo monitorá-la apenas (difícil achar a fronteira, rs).

Sobre focar na entrega ou focar no valor, o Scrum Master está no meio das duas coisas, ou seja: deve trabalhar junto ao Product Owner para garantir o foco no valor e também junto ao time de desenvolvimento para garantir o foco na entrega.

O equilíbrio deve ser a principal ferramenta do Scrum Master. Ele deve ser neutro entre PO e Dev Team e ao mesmo tempo garantir que o processo e pessoas estejam harmônicos para o atingimento dos resultados.

Gerente de Projetos e o Scrum Master

O que é o Scrum Master não faz?

Não existe um “De-Para” entre GP e SM.

Algumas coisas que um GP faz um SM não faz, por exemplo:

  • O GP em vários contextos faz liderança voltada para “comando e controle”. Inverte-se isso para liderança servidora no caso do SM.
  • O GP geralmente é responsável pelo micro gerenciamento. O time de desenvolvimento é responsável por isso no Scrum.
  • O GP em vários contextos é o responsável funcional pelas pessoas. Em times Scrum não há diferença hierárquica entre PO, SM e Desenvolvedores (Dev Team).
  • O GP geralmente é o responsável pelo planejamento macro das entregas. Essa atribuição passa a ser do PO (Product Owner).

Ainda existem muitas outras diferenças, citei acima apenas algumas das mais comuns.

Como fica o foco no escopo a ser produzido?

O Product Owner é o responsável pelo Backlog do Produto e Backlog do Sprint.

Fazendo um “De-Para” disso para a gestão de projetos tradicional, isso era uma atribuição do GP.

Ainda, pensando em artefatos mais estratégicos (Features e Épicos, por exemplo) que antes ficavam sob a gestão do GP, passa a ser responsabilidade do Product Manager (Gerente de Produtos) ou Product Owner, a depender da estrutura da empresa.

Eficiência e Eficácia

Essa parte demanda boas reflexões para “encaixar” na cabeça das pessoas.

Não é uma complexidade apenas para a cabeça dos GPs, e também para todos as pessoas que interagem com um GP, e que vão interagir com um SM.

Muitos profissionais tem dificuldade em ver o SM diferente de um GP, e isso não muda da noite para o dia.

O SM é focado na eficiência do processo, o PO é focado na eficácia do produto, e a equipe é focada no desenvolvimento do produto.



Scrum Master é o caminho natural para o Gerente de Projetos? Talvez sim, talvez não…

Na minha opinião, é uma opção de caminho viável, mas é necessário ponderação conforme o contexto.

Existem GPs que são mais aderentes a SM, outros a PO, outros a PM (Product Manager).

O fato é: equipes auto gerenciáveis não precisam necessariamente de um gestor, mas de um orientador/facilitador que as leve a se auto gerenciar com maestria.

Ficou com dúvidas ou quer dar sua opinião, fique à vontade para participar nos comentários!